segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Boutis de Provence


Muita coisa me seduz na Provence: suas cidades medievais, seus campos de lavanda, verdadeiros tapetes cor de...... lavanda, as cerejeiras na beira da estrada, a culinária vibrantemente sintetizada pela bouillabaisse, a herbes de Provence que dá um toque todo especial aos pratos, as trufas com seu sabor instigante, a cultura, o savoir-vivre do povo, enfim, são tantos os encantos que é fácil entender porque tantos pintores escolheram a região para viver e retratar, como Matisse, Gauguin, Cezzanne, Chagall e Van Gogh , entre tantos outros.

Todos sabem do meu gosto por linge du maison, tanto que me dediquei a produzir lençóis, toalhas, colchas e afins, por alguns anos de minha vida, e atualmente estou tendo uma recaída, com uma coleção em pleno desenvolvimento.

Isto me leva a falar particularmente dos Boutis de Provence, uma arte tradicional da região, que mistura costura, bordado e matelassé, resultando em belíssimas colchas, roupas, necessaires e mantas para cama, cujo refinamento o distingue dos demais produtos semelhantes: o matelassé e o quilt americano.

A principal característica desta arte é a textura e os desenhos formados pela técnica e não pela cor, dando uma aparência tridimensional ao tecido. A luminosidade da região certamente influenciou a arte dos bordados na Provence, onde o jogo de sombra e luz é que dá destaque aos desenhos.

Na região e mesmo em Paris, existem inúmeros museus onde os boutis podem ser apreciados e adiquiridos. Podem também ser encontrados em diversos magasins e na Descamps em especial, com design mais contemporâneo.

Se você não tem uma viagem programada para a Provence, pode curtir a região através dos livros de Peter Mayle, pela ed. Rocco, em português:

Um ano na Provence
Toujours Provence e
Encore Provence

Se quizer saber mais sobre boutis, o livro de Kathrym Berenson, que deve ser importado :

Nenhum comentário: